terça-feira, 20 de outubro de 2015

VILA DO ROSMANINHAL (Vila ou Aldeia)



A propósito de um comentário que surgiu no blog e porque gostaria de partilhá-lo convosco, porque além de ser muito pertinente é também de extrema importância para a história da nossa terra e das terras vizinhas, aqui deixo algumas palavras:
Anónimo Anónimo disse...
Boa tarde, assim que descobri este blogue surgiu-me uma interrogação que talvez alguem da terra ou mesma da zona me possa clarificar, as terras que há séculos atrás foram elevadas a vilas e foram até sedes de concelho, continuam a ter o estatuto de vila na actualidade, como o próprio nome do blogue indica "vila do Rosmaninhal" surgiu-me essa duvida, o Rosmaninhal e tantas outras terras como Penha Garcia, Salvaterra do Extremo, Monsanto, Zebreira e etc, continuam a poder ser chamadas de vila? Deixo aqui a duvida para alguém que me possa responder.


Caro Anónimo em primeiro lugar preferia saber para quem estou a responder, no entanto e porque quero ver neste anonimato identificados todos os raianos que gostam da sua terra e destas questões resolvi tecer aqui algumas considerações que gostaria também de partilhar com todos os que queiram acrescentar mais informação.
_______________________________
Segundo dados da Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosmaninhal) o Rosmaninhal é uma freguesia do concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, em Portugal. Possui 266,59 km² de área e 537 habitantes (2011). Densidade: 2 habitantes por quilómetro quadrado.
Foi vila e sede de concelho entre 1510 e 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Salvaterra do Extremo até à extinção deste em 1855, data em que passou para o município de Idanha-a-Nova. O município era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 907 habitantes.
Foi comenda da Ordem de Cristo.
________________________________
Depois desta introdução ficamos a saber de que o Rosmaninhal foi sede de Concelho desde 1510, segundo o foral dado por D. Manuel I, até à extinção do Concelho em 1836 por reforma administrativa do Liberalismo que extinguiu, na mesma altura, outros 465 concelhos para além do secular concelho do Rosmaninhal que poderia já ser mais antigo caso exista um foral dos primeiros Reis de Portugal. Esta parece uma decisão política de âmbito nacional, que é como deve ser compreendida e não por outras razões, por exemplo de natureza local ou de retaliação como também se acredita e alimenta, por algumas terras ter apoiado a causa absolutista. Tudo isto será matéria para desvendar!
De qualquer das formas fica ainda a dúvida. Será que por ter sido extinto o Concelho perdeu o título de Vila? Enquanto não existirem provas disso na minha opinião o Rosmaninhal continua a ser Vila. Pelos requisitos actuais não tem condições para o ser mas por razões Históricas como já aconteceu com outras localidades tem, porque já o era pelo menos desde 1510. A prová-lo ostenta no seu Brasão quatro Castelos, não os três de Aldeia nem os cinco de Cidade.


O Rosmaninhal é Vila assim como as outras Vilas Históricas da Raia. É a minha opinião.

1 comentário:

Lúcio Sousa disse...

Boa noite, sou o anónimo que publicou o comentário em questão. Desde de já quero agradecer ao autor pelo interesse que demonstrou no assunto, tenho publicado a mesma questão em vários blogues regionais e nenhum me esclareceu ainda a questão.

Esta é uma duvida sobre a qual tenho pesquisado e nunca cheguei a uma resposta concreta, sendo irei tentar mostra o meu ponto de vista sobre que tenho constato até agora, tal como foi aqui referido a principal indicação que "prova" que as localidades (neste caso o Rosmaninhal) continuam a ser vilas é precisamente o brasão de 4 castelos, que sendo usado na heráldica atual do brasão demonstra que localidade possui ainda o estatuto de vila, quando é concedido o foral de concelho todas as terras que forem aldeias ficam automaticamente elevadas a vilas, tal como todas as capitais de distrito são elevadas a cidade, no entanto não existe qualquer registo histórico em Portugal que mostre que seja possível "deselevar" uma localidade ou retirar o seu estatuto, sendo assim apesar do Rosmaninhal e muitas outras, jã não serem sede de concelho continuam a ser vilas.

Existem muitos casos diferentes no nosso distrito e todos com as suas particularidades, alguns exemplos como Segura (Idanha-a-Nova) e Póvoa de Rio Moinhos (Castelo Branco), duas terras que foram sede de concelho e actualmente têm no seu brasão apenas 3 castelos, são portanto aldeias, não sei quem determina essas mudanças nos brasões, mas existe também a possibilidade de algumas terras terem apenas os 4 castelos como simbolismo histórico.

Entremos agora noutra realidade mais atual, porque nos dias de hoje uma localidade para ser elevada a vila é necessário ter certos serviços, nº mínimo de eleitores e etc, quem reúne essas condições consegue a elevação a vila por decreto de lei do estado, exemplos recentes de Soalheira e Silvares (Fundão), Boidobra e Ferro (Covilhã), ora se hoje em dia uma vila é definida como uma localidade mais desenvolvida que uma aldeia, será correto chamar-mos vilas a terras pequenas como Idanha-a-Velha, Castelo Novo, Sarzedas ou Álvaro, que apesar de pequenas já foram sedes de concelho e ostentam no seus brasões os 4 castelos de vila?

É uma duvida que persiste, a Lardosa por exmpelo, tem 4 brasões de vila e é uma terra minimamente desenvolvida, no enteando a própria autarquia refere-se à localidade como sendo uma aldeia, e só para terminar S. Vicente da Beira, terra que foi também sede de concelho, e que pela sua longa e vária história, e pelo habito dos seus habitares em chamarem a terra de "vila" é hoje tratada como tal, apesar de alguns a reconhecerem como sendo uma aldeia.

É uma tema que dá para gastar muita pinta, no entanto não existe ainda uma resposta conclusiva, na minha opinião qualquer que possua os 4 castelos tem todo o direito de ser chamada de vila quer seja pequena ou grande porque faz parte da sua história quer seja recente ou antiga,