terça-feira, 26 de maio de 2015

sábado, 15 de novembro de 2014

5º FESTIVAL DE VINHOS E LICORES


S. MIGUEL DE ACHA


O Festival dos Vinhos e Licores está de volta a São Miguel de Acha, concelho de Idanha-a-Nova, no fim de semana de 15 e 16 de novembro.
É já a quinta edição de um evento temático que tem conquistado o seu lugar entre os melhores e mais concorridos da região.
Provas e concursos de vinhos e licores, feira de produtos regionais, um percurso pedestre pela rota das vindimas, o tradicional magusto, boa gastronomia, música e animação contagiantes são os ingredientes de um festival acolhedor e divertido.
O certame tem inauguração marcada para as 15 horas de sábado, com provas de vinhos e licores nas tasquinhas que preenchem o recinto.
A edição deste ano promete proporcionar momentos únicos aos visitantes. Assim, a tarde de sábado é abrilhantada por uma prova de seventre promovida pela Confraria de Seventre de São Miguel de Acha, enquanto o 5º Concurso de Vinhos e Licores e a maior sangria de licor de Portugal - confecionada no local - antecedem o magusto na tarde de domingo.
Destaque ainda para a apresentação oficial da marca de licores "Acha Doce", no sábado, e do Geo Vinho Súbito - Touriga Nacional, no domingo, que poderá degustar.
O festival termina com o espetáculo "Alfama, uma História de Fado", com a participação especial da fadista Mara Pedro.
O Festival dos Vinhos e Licores é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelo PROVERE Beira Baixa, e co-financiada pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

sábado, 25 de outubro de 2014

ULTRA-MARATONA PEDESTRE (TEJO INTERNACIONAL)



Mais uma vez quero propor-vos um desafio, o que acham, será muito difícil ir a pé de Castelo Branco por Monforte até ao Rosmaninhal, fazendo cerca de 50 Kms? 

Muito bem venham descobrir!

Dia 8 de Novembro (Sábado) eu e um grupo de amigos vamos fazer esta experiencia, partimos pelas 4h30 (da manhã) e devemos chegar ao Rosmaninhal pelas 16h00, depois regressaremos a Castelo Branco de Autocarro (oferecido pela Câmara de Idanha-a-Nova).

Quanto á logística, darei notícias logo que consiga reunir todas as inscrições e informações para o passeio.


Já somos 15 e o limite de participantes será 25, isto devido ao autocarro. Quem tiver transporte próprio para assegurar o regresso tem sempre lugar. 



VIVER A RAIA eventos


Mário Chambino (965591703)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

VII FESTIVAL DO BORREGO - ROSMANINHAL

VII Festival do Borrego promete receitas para todos os gostos

2014_05_31_BorregoA freguesia de Rosmaninhal, no concelho de Idanha-a-Nova, recebe no fim de semana de 31 de maio e 1 de junho mais um Festival do Borrego.
Na sua sétima edição, o certame é já um enorme sucesso e todos os anos promove uma grande festa em torno das mil e uma maneiras de confecionar o borrego certificado da região.
Tasquinhas, produtos regionais, workshops, concursos de culinária e de tosquia manual, cozinha ao vivo e muita música são alguns dos ingredientes para um evento que celebra a melhor gastronomia tradicional portuguesa e beirã.
Mas esta será também uma oportunidade para degustar receitas diferentes de borrego. A par da gastronomia lusitana, estarão representadas as cozinhas grega, marroquina, espanhola e judaica, todas com grande tradição na confeção do borrego.
O VII Festival do Borrego é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de Rosmaninhal, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelo PROVERE e co-financiada pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

VIVER A RAIA

Viver a Raia vivendo na Raia não é um castigo ou um sacrifício, é um prazer que não trocaria de modo algum. O prazer e o sossego que a raia nos oferece compensa o que não nos dá, o que é pena, mas penso que estamos no bom caminho. Hoje a nossa Raia já não é tão madrasta como foi para os nossos pais e avós.

Tenho desenvolvido inúmeras actividades e escrito muito sobre a minha (nossa) terra, o Rosmaninhal, uma vez compreendido outras não! tenho pena que assim seja e provavelmente continuará a ser, porque ainda pretendo escrever muito sobre o nosso Rosmaninhal, mas não se pode agradar a Gregos e a Troianos, nem a invejosos! 

A minha vivência profissional e não só, tem-me dado a oportunidade de percorrer todo o espaço do nosso Distrito e muito do nosso País o que de certa forma facilita ter uma visão global sobre o nosso território, estou a falar sobre o aspecto Histórico/Social, Etnográfico e Paisagístico do nosso território não sobre temas banais que ocupam Quilómetros de páginas de facebook a meu ver alguns bem escusados, mas cada um sabe de si.
Atenção, que não tenho nada contra o Facebook, pois também o utilizo para fazer chegar aos meus amigos e conhecidos aquilo que gosto de fazer, transmitindo conhecimento e informação cultural e acima de tudo dando a conhecer a nossa terra o Rosmaninhal e o nosso território a RAIA TEMPLÀRIA.

É assim que tenho preenchido este anos da minha vida e é assim que pretendo continuar, alargando agora o meu saber ao nosso território Raiano uma vez que tenho mais uma vez oportunidade de interagir com ele através da minha participação nos festivais do Município de Idanha-a-Nova com a ARTERAIA.
Continuarei a ser critico e interventivo, continuarei a defender e a valorizar o nosso Património e as heranças culturais dos nossos antepassados e continuarei sempre a julgar a Raia, não as pessoas da Raia.

Mário Chambino

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ai Rosmaninhal, Rosmaninhal!!!!

Parece um suspiro de descrédito! Antes não fosse, mas é o que eu sinto. Cada vez menos pessoas, residentes e visitantes, comércio pouco, cafés a fechar praticamente de dia, lugares de convívio nenhuns, actividades de laser pouco, quase nada. Continuo a afirmá-lo preocupam-se mais com o Rosmaninhal os que estão fora. No Rosmaninhal só desunião, desconfiança, insegurança, tudo de mau. É pena ver aqueles que se interessam ser afastados mas os interesses são muitos e, "voilá" a luz começa a iluminar! O rosmaninhal é de meia dúzia.

Sem comentários: